CHAT GPT – Como esta tendência pode potencializar resultados de assessoria de imprensa?

jan 30, 2023 | Blog, Marketing

De um lado, jornalistas pressionados pela busca por uma pauta ideal para o seu veículo. Do outro, assessores que precisam emplacar notícias sobre clientes na mídia. A pressão dos dois lados pode ser aliviada por um recurso que já é tendência na programação, marketing e muito mais: o Chat GPT. 

Um robô que se propõe a resolver qualquer dúvida mediante breve explicação do problema é um assunto que vem crescendo em fóruns especializados em tecnologia. Lançado em novembro, o Chat GPT lê e explica códigos em diversas linguagens, faz redações para diferentes temas e até prototipa produtos. O aprendizado de máquina é o que mantém as respostas atualizadas e aprimora a ferramenta – a cada nova pergunta, o robô consulta seu banco de dados e devolve em forma de texto a solução desejada.  

Áreas como SEO, programação e social media estão produzindo conteúdo e aproveitando muitos recursos do Chat GPT. Mas será que áreas menos objetivas e mais conceituais, como relações públicas e assessoria de imprensa podem valer desta solução? A resposta é sim. Confira: 

Experiência de release 

A personalização de conteúdo é a chave para a melhora de experiências de usuários, um conceito que também se aplica à relação entre jornalista e assessor. Uma pauta exclusiva obtém maior credibilidade com o portal de notícia e se alinha melhor às boas-práticas de SEO, aumentando as chances de publicação. No entanto, a pressão da rotina toma tempo de muitas assessorias, e contar com o apoio da tecnologia pode ser uma saída para a personalização de conteúdo. Que tal revisitar um release antigo com novos dados e perguntar ao Chat GPT se ele pode te ajudar a reescrever? Ou, quem sabe, perguntar sobre oportunidades de assuntos em alta aplicados à temática do seu cliente? Um artigo pode virar uma nota e uma notícia pode virar um roteiro de reportagem, se houver viabilidade para isso. 

O follow-up é um dos serviços mais recomendados por clientes da Fundamento, pois as técnicas testadas e utilizadas ao longo dos nossos mais de 30 anos de experiência nos dão alta credibilidade com muitos veículos de comunicação. Para manter a qualidade deste serviço, consultar o chat também facilita a descoberta de novos portais e blogs, a relação com influenciadores e a metodologia correta de abordagem para garantir que a pauta seja enviada ao veículo certo, na hora certa. 

Rompendo bloqueios criativos 

Pensar em desdobramentos diferentes para um mesmo assunto pode ser uma atividade desgastante e demorada, mas conversar com um chatbot sobre pautas é uma maneira simples de encontrar novas referências. Inovar não é apenas inventar algo novo, mas oferecer soluções para problemas antigos. Conversar é uma regra de ouro para quem trabalha com comunicação, mas na correria do cotidiano, um brainstorm pode envolver um cérebro e um robô. Os caminhos que destinam à solução variam de acordo com a temática, mas uma coisa é certa: seja o assunto que for, o Chat GPT terá algo a lhe dizer sobre isso. Teste e pergunte, mas lembre-se: o plágio é um crime que fere os direitos intelectuais, e quando o assunto é Chat GPT, todo texto deve ser devidamente referenciado ou servir apenas para a busca de inspiração. A propósito, trechos deste texto foram consultados no Chat GPT, da OpenAI – acessado em 23/01.  

Quer conhecer outros jeitos de inovar em assessoria de imprensa, relações públicas, marketing digital e comunicação integrada? Acompanhe o nosso blog e siga-nos nas redes sociais! 

Confira outros posts